Amarelo Jaune

quarta-feira, 9 de julho de 2008

A moda (da palavra) vintage




ok. Lá estava eu dando uma olhada no nosso querido style.com e comecei a ficar intrigada com um detalhe: absolutamente todos os looks das pessoas que compareceram a um evento aparentemente "cool" estavam com alguma peça descrita como "vintage"! Era algo assim: "fulana usa saia Dior, blusa Balenciaga, sapatos, luvas e chapéu vintage”; "beltrana usa bota Chanel e vestido vintage" ; "ciclana, all vintage"!!!!!

Então pensei: ou as meninas da eu amo ( www.euamovintage.com.br) estão ARRASANDO ou a palavra vintage não esta sendo devidamente usada. Ao que me parece, para o style.com tudo usado por fashionistas que não é de alguma super marca pode ser genericamente classificado como "vintage". Eu modestamente sempre achei que vintage fosse algo "antiguinho" com cara de anos 70 para baixo. Ou seja, uma blusa de quando tinha 10 anos é VELHA e não VINTAGE.

No entanto, quem sou eu para criticar o style? Será que se eu comprar uma blusa hoje e daqui 5 anos não quiser mais e dar para um brechó ( e não para a filha da empregada como de costume) alguém vai comprá-la e ficar mega feliz com a nova "blusinha vintage que fica perfeita com aquela saia da Maria Bonita"?!?!Quando afinal uma roupa passa a ser qualificada como vintage?Depois de 20 anos? 10 anos? 5 anos? 1 ano?

Depois fui dar uma olhada nas ofertas da TOPSHOP e o que eu encontro???? A lace dress vintage por 45 libras!!! Como a topshop pode vender milhões de vestidos vintage (iguais) pelo website? Talvez nos anos 50 alguma loja tenha feito uma super liquidação de vestidos de renda cinza. E mês passado todas velhinhas que aproveitaram aquela oferta fizeram uma ação conjunta vendendo-os à loja de departamento inglesa......NÃO. Tinha algo de errado com minha concepção de roupa vintage.

Acabei buscando a resposta no oráculo do conhecimento mundial: WIKIPEDIA. Tecnicamente, uma roupa produzida antes dos anos 20 é definida como ANTIGA; entre 1920 e 1980 é definida como VINTAGE; as mais recentes são chamadas de MODERNAS ou CONTEMPORÂNEAS. No entanto, as roupas produzidas na era moderna com cara de períodos anteriores são chamada de RETRO ( de "retrospectiva"). Ou seja, o tal vestido da topshop deveria ser descrito como a lace dress retro! Certo? Hm...talvez não.

E toda aquela "vintagenisse" do style? O wikipedia também define a palavra como um termo geral para qualquer roupa ( nova ou não) de um "período anterior", ou seja um eufemismo para velho. É também usada como adjetivo e referência para outlet: "vintage clothing store."


Conclusão: Qualquer coisa pode ser vintage.

4 comentários:

Tchombas disse...

É isso ai, sou totalmente a favor da semântica na moda!

Julieta disse...

de acordo com as aulas da Paula Accioli e de um livro de minha posse cujo título é a própria palavra, VINTAGE é uma peça autêntica de décadas passadas (até os anos 80 vale). Um dos brechós mais luxuosos do mundo, o Didier Ludot (que vimos juntas em Paris!) está cheio de peças vintage. De acordo com o meu livro, ainda, existem diversas formas para se reconhecer um Vintage legítimo, alguns são valiosíssimos, geralmente são peças que foram produzidas em pequena quantidade. Existem também colecionadores, você reconhece as peças através das etiquetas, das costuras enfim... São peças que possuem um valor agregado. As chamadas RETRÔ são mais antigas que as vintages e acabou virando adjetivo para as novas com carinhas de antigas que vemos por aí. O certo seria dizer que o vestido de fulana tem um ar retrô, ou até mesmo um ar vintage.

Mas de acordo com a mesma Paula, pra que dar uma de chata e ficar corrigindo os outros, né?

Beta Germano disse...

exatamente!

:jubi: disse...

i (heart) wikipedia!! tu sabe!! biblia do conhecimento mundial..

saudades...