Amarelo Jaune

domingo, 16 de março de 2008

Long time, no see.






Ok. Depois de quase cinco meses out ...o amerelo jaune voltou. E desta vez com força total.

Para comemorar, que tal uma listinha de presentes?Vou aproveitar o grito de amor pelos livros lançado pela cantão no último desfile do Fashion Rio para fazer uma BOOK’s WISH LIST.
Antes de qualquer coisa, me sinto na obrigação de avisar que isso pode se tornar uma doença grave. A obsessão por livros é tão devastadora quanto a por sapatos ou bolsas... Você compra sem parar mesmo sabendo que não terá tempo para lê-los. Parabenizo aqui autores, editores e designers que os tornam cada vez mais irresistíveis.

1)LACHAPELLE, Heaven to hell : Um livro de fotografia que vale a pena. Como todo livro de fotografia, entra na categoria “arte” e pode ser um daqueles livros ideais para deixar na mesa da sala. Lindo e imponente. Serve como boa referência de um olhar pop para o cotidiano e/ou histórico.

2)Fashion Show: É um livro muito interessante para quem gosta de história e de entender o porquê das coisas. Quanto mais estudo mais certeza tenho de que nada é à toa, inclusive e especialmente no mundo da moda. O autor de Fashion show volta ao reinado de Luis XIV para entender porque Paris é Paris. Mostra por A + B como a capital do luxo foi construída e consolidada. Muito bom.

3)An illustrated history of fashion: Simplesmente sensacional. Se você gosta de artes plásticas e moda, não pode perder esta leitura. Ele conta a estreita relação entre os pintores mais famosos de cada época e a moda ...vai descobrir que a importância das artes plásticas não era apenas para o registro eterno das modas, mas também para a construção delas. O livro também fala sobre o inicio do jornalismo de moda no século XVIII e, conseqüentemente, o nascimento da ilustração de moda.

4)The Power of fashion, about design and meaning: Antropologia, filosofia, semiótica, sociologia, psicologia – são insights das mais sérias ciências tentando entender um fenômeno que já há muito tempo não é considerado como “fútil”: a moda. Gosto mais dos artigos de Barbara Vinken, do Gilles Lipovetsky, Patricia Calefato, José Teunissen, Karin Schacknat. Um dia escrevo no blog sobre todos eles...

5)Le costume français, tout La encyclopedie: como o próprio nome diz, é uma boa enciclopédia de moda. Importante para que realmente FAZ moda (estilistas ou figurinistas) não é um livro de reflexão. É didático e me parece bem completo.

6)Girls in pearls: Mais um livro bonito para deixar na mesinha da sala. São imagens de mulheres que usaram pérolas desde o renascimento aos anos 60. Lindo...toda vez que vejo esse livro digo “preciso AGORA de um brinco de pérolas”. Tão chic.

7)Modos de homens e modas de mulher: Já em 1983, Gilberto Feyre percebeu como funciona a moda brasileira...ela estuda a construção identidade e, logo, a estética e a moda do Brasil . Mostra como os hábitos de um país podem influenciar o gosto e busca por desejos (nem sempre alcançados). Ler Gilberto Feyre é definitivamente um habito saudável a qualquer brasileiro.

8)Costura invisível: Livro sobre ultimo desfile de Jum Nakao. Além de ser uma edição maravilhosa, este livro ajuda a entender um pouco o que o designer quis passar para o mundo da moda com sua performance. Posso dizer tive o prazer de estar neste desfile. Gostaria que todos tivessem a oportunidade de sentir um pouco da emoção daquele dia. Ele vem com DVD!

9)Moda,Roupa e tempo: Uma edição fofíssima com poemas de Drummond e ilustrações de Ronaldo Fraga. Aliás, a coleção do nosso “estilista intelectual” inspirada no poeta era liiiiiiiiinda. Não me conformo de não ter uma única peça.

10) Esta lista é infinita...para terminar, indico uma coleção recém lançada pela Cosac Naify com livrinhos sobre 5 estilistas brasileiros: Alexandre Herchcovitch, Gloria Coelho, Lino Villaventura, Ronaldo Fraga e Walter Rodrigues. Vemos tantos livros nas prateleiras sobre Chanel, Dior, YSL , entre outros grandes gênios internacionais. Porque não começar a registrar, com a devida valorização e autoria, a história da nossa moda?

Devo lembrar que a Cantão está com um projeto super bacana que incentiva a doação de livros e, inclusive, montou um posto de troca dentro de uma das lojas...mas eu, como uma boa consumidora, preciso confessar que não tenho todo este desprendimento material. Não gosto de ler livro dos outros porque tenho necessidade de rabiscar tudo e não tenho coragem de doar os meus JAMAIS.
Anyway, a campanha é super válida.

Nenhum comentário: