Amarelo Jaune

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

A estética filme antigo nos editoriais de moda

Confesso que já me acostumei com a fotografia digital e não consigo mais viver sem ela, mas ainda tenho a minha boa e velha companheira Nikon N70 de filme que não troco por nada e ainda uso para algumas fotos, mas em geral e principalmente tudo profissional tenho usado somente o digital.

Mas tenho saudade da época de laboratório, das experiências com filmes e papeis vencidos, "puxar" o filme, revelar o filme com quimica invertida e outras coisas trabalhosíssimas e divertidas que fazia em laboratório que davam efeitos super legais. Principalmente pelo respeito que esse tipo de efeito tinha. Quando você realizava uma foto em sépia as pessoas admiravam, porque sépia era trabalhoso e todo mundo sabia disso, vc tinha que ampliar a foto, passar por uma química que remove o preto e depois insere o sépia, levava tempo, gastava material e era dificil. E isso era valorizado.

Hoje qualquer efeito é photoshopagem barata, tudo é balela. Me dá muita raiva quando você quer realizar uma foto legal e está trabalhando para corrigir alguma coisa e alguem fala: - Ah depois você resolve no Photoshop!. Como se o Photoshop fosse simplesmente para corrigir problemas em fotos mal realizadas por fotografos ruins.

Mas tem alguns tipos de efeitos que são válidos dependendo do conceito da imagem que você quer realizar, alguns inclusive viram tendência na moda e na publicidade. Uma estética que tenho achado legal nos últimos tempos é da imagem com uma cara levemente evelhecida. Com as cores puxadas para o roxo ou verde, ou um queimado amarelado. Com cara de quem fotografou com filme slide e revelou como filme comum. As vezes com aquela cara de filmes Lomo, e outros.

Separei algumas imagens para ilustrar esse post, todas vindas de páginas do DeviantArt, a idéia de colocar essas imagens aqui é para ilustrar o post e divulgar o trabalho do artista, se por acaso você ou qualquer pessoa se sentir lesado, por favor nos avise que retiramos imediatamente seu trabalho do blog.

Clique na imagem para ir para a página do artista no DeviantArt.


Há muitas formas de se fazer esses efeitos para chegar nesses resultados, mas como esse blog não se propoe a ser uma fonte de tutoriais de PhotoShop mas uma referência estética para criativos vou tentar analisar conceituamente o que é o envelhecimento da foto.

Cores: Há 2 mudancas nas cores, geralmente os escuros são puxados para um tom que vai do marrom até um roxo e os claros são puxados ou para um amarelado ou para um azulado-esverdeado.

Luminância: Quando a fotografia envelhece duas coisas geralmente acontecem, o preto fica menos preto e o branco fica menos branco, ou seja, ela perde contraste. Veja nas fotos que geralmente o preto não é um preto total e o branco não é um branco total.

Corte: Como a lente da câmera é cilindrica, o tapa-sol é cilindrico e o filme é retangular, é comum um feito de uma sombra circular em volta da imagem. As bordas ficam mais escuras.

Temperatura: As vezes as imagens ganham uma "queimada" nas cores, aumentando um pouco o contraste. Uma forma de fazer isso que eu gosto é uma coreografia básica de layers, experimente fazer assim: Duplique o layer da imagem, dessature ele, coloque no modo hard light e ajuste os levels até ficar no tom que quiser. Fica com uma estética de filme interessante. Como um "tape to tape".

Desfoque: Uma coisa muito comum nos portraits antigos é um ligeiro desfoque. Basta duplicar o layer, aplicar um blur leve e colocá-lo com um opacity de uns 10 a 20%

Nenhum comentário: