Amarelo Jaune

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Sobre tendências #1 - O reconhecimento

Enquanto designer não gosto de aceitar que o mundo funcione por tendências. Na minha área há sempre uma busca pelo novo, diferente e inédito. Se todos os produtos tem a embalagem azul, faça~a sua amarela para se destacar dos demais.

Venho tentando encontrar justificativas para aceitar a tendência, e para entender porque a coisa funciona assim e porque o mercado segue tendências.

O Reconhecimento

As pessoas gostam de reconhecer, como já disse Adorno: "gostar é reconhecer". Se gostar é exatamente reconhecer é uma discussão a parte, mas fato que o reconhecimento apraz, agrada.

Vejo duas formas para esse reconhecer acontecer:

A primeira considerando a tendência como informação sobre o futuro. O indivíduo tem contato com a informação por exemplo que o amarelo é tendência e a partir de então passa a andar procurando, consciente ou inconsciente o amarelo nas vitrines e tem a agradável sensação de perceber que a teoria "dele" estava correta, o amarelo é tendência e está presente. Esse tipo acontece quando ele conecta a teoria a realidade.

A outra forma é quando o indivíduo, a partir de observação, identifica uma tendência. Olhando as pessoas na rua ou as vitrines da loja ele monta em sua mente uma espécie de jogo da memória. Quando percebe que determinada situação acontece muitas vezes ele conclui que aquilo tende a acontecer, portanto vira uma tendência. Neste caso há duas sensações ligadas ao prazer, a formulação da teoria a partir da observação (a solução do jogo da memória) e a comprovação da teoria sob nova observação.

O reconhecimento acontece o tempo todo na vida, o bebê fica feliz ao reconhecer seus pais, a criança reconhece os ambientes e os amigos e com o tempo isso vai ficando mais sutil, as expressões da namorada as babaquices dos amigos, a letra de uma música etc.

As bandas que tocam nas rádios são mais reconhecidas e mais vendidas, as roupas que aparecem nas novelas são reconhecidas e consumidas, os produtos que mais anunciam são mais reconhecidos e mais comprados. Claro que nem tudo é só por reconhecer, mas você vai concordar comigo que é agradável repetir alguns restaurantes, repetir um prato ou uma pessoa.

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