Amarelo Jaune

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Pensamentos sobre figurino, o homem e as artes.

O que é figurino ?
Muitos dos figurinistas brasileiros e internacionais já tentaram resumir essa resposta em uma só frase. Uns dizem que é a roupa em favor da dramaturgia, outros dizem que é palavra, outros dizem que é comunicação, outros falam que é fazer roupas com pessoas e não para pessoas....Eu não sei. Existem várias definições e aspectos que compõem a construção do figurino e posteriormente a decodificação dos signos alí representados pelo espectador da peça, filme, balé ou qualquer outro programa onde haja a representação. Essa é a palavra : representação . Acredito que só há figurino onde há representação de algo e tudo começa desde os ritos das comunidades mais longinquas.

Anyway, para fazer figurino é necessária a busca de um tempo e um lugar e depois traduzir essa estória social para cada INDIVIDUO nela inserido. Mas quando o figurinista começa a se preocupar com a representação do eu de cada personagem ? Antes disso, o próprio homem teve que descobrir que sua personalidade poderia ser representada pela roupa. E antes disso ele teve que entender quem era esse eu da roupa. Ele teve que se descobrir. Ele teve que estudar a sua própria existência como indivíduo dentro de uma sociedade específica ( que pode moldá-lo ou não).

Acredito que tudo tenha começado no séclo XIX. O romantismo, diferente do neoclassicismo, propõe alguma preocupação com a representação da personalidade de cada figura pintada. A fotografia instigou a lógica da reprodução da realidade e o estudo da luz. Os impressionistas já não queriam mais reconstruir o objeto e começaram a trabalhar com a percepção do olhar ( e consequentemente com a subjetividade do artista). Paralelamente, nasce a psicanálise e a antropologia. O homem estava se observando e ao outro. O homem passa a ser o objeto de estudo. E o cubismo, renegando qualquer tipo de ilusionismo e naturalismo, é o golpe final em direção à libertação da verossimilhança e o início da simbologia visual.

Não foi à toa que Diaghilev chamou Picasso para fazer cenário e figurino dos seus tão famosos ballets russos. A simbologia do figurino ganha espaço...

E continuamos tentando definir o que é figurino.
E continuamos pensando.

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